Página inicial > Terceira Idade > UFCG forma primeira turma da Universidade Aberta à Terceira Idade nesta sexta

UFCG forma primeira turma da Universidade Aberta à Terceira Idade nesta sexta

Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 15h18 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 18h00

Cerimônia será realizada às 18h30min. Estão concluindo o curso 11 alunos com idades entre 60 e 80 anos.

Nesta sexta-feira, dia 17, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) irá realizar a formatura da primeira turma da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), programa foi criado em 2020 com o objetivo de democratizar o ensino, inserindo os idosos nas universidades públicas e fortalecendo o compromisso institucional com a sociedade.

A cerimônia acontecerá às 18h30min, no auditório do Centro de Eventos Rosa Tânia, localizado ao lado do Complexo Esportivo da UFCG, no campus sede.

Participarão da cerimônia 11 alunos, com idades entre 60 e 80 anos, que estão concluindo um curso de 600 horas de duração, com aulas ministradas de julho de 2020 a dezembro de 2022. Por conta da pandemia de Covid-19, as aulas presenciais foram substituídas pelas remotas no início das atividades, tendo sido retomadas no segundo semestre do ano passado.

De acordo com a professora Keila Queiroz, uma das coordenadoras da UATI, o fechamento deste ciclo tem uma importância imensurável para os idosos, uma vez que desconstrói o idadismo na universidade e na sociedade, por meio da oportunidade de pertencimento desse público ao espaço educacional, ocupado prioritariamente por jovens. Para ela, isso é feito “através de uma formação continuada combativa aos preconceitos contra o segmento idoso, fundamentada na Educação Intergeracional e na construção de um currículo dialógico, horizontal e intercultural”.

Durante os mais de dois anos de curso, os idosos tiveram aulas multidisciplinares que abordaram conteúdos como Saúde e Qualidade de Vida, Ativa Idade, Poesia na Terceira Idade, Técnica Vocal, Francês, Inglês, Letramento Digital, Meditação e Vida Plena, Psicologia da Velhice, Saúde Integrativa, entre outros.

“Os idosos foram os únicos alunos que durante a pandemia abriam as câmeras em todas as aulas ministradas pelos professores. Eles ensinam o que é ser um estudante genuíno, sendo mestres e aprendizes ao mesmo tempo”, acrescenta a professora Keila.

A cerimônia de formatura será transmitida ao vivo pelo canal da UATI no YouTube.

(Ascom UFCG)