UFCG forma turma pioneira da Universidade Aberta à Terceira Idade
Aconteceu, na última sexta-feira (17/03), a cerimônia de certificação da primeira turma do projeto Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). O evento foi realizado no Auditório Tânia Rosa, certificando 11 alunos com idade entre 60 e 80 anos. Compuseram a mesa de honra o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o professor Antônio Fernandes, a Pró-Reitora de Extensão (PRE), a professora Gisetti Corina Brandão, a Coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI/UFCG), a professora Keila Queiroz e a Diretora do Centro de Humanidades (CH), Fernanda Leal.
A UATI se caracteriza como sendo um projeto de extensão destinado à inserção de idosos na universidade pública, oportunizando a estes à vivência no espaço educacional de qualidade. Dentre os conteúdos ministrados aos idosos, destacam-se Letramento Digital, Vida Plena, Saúde e Qualidade de Vida, bem como Saúde Integrativa.
A Coordenadora da UATI, prof. Keila Queiroz, cita a importância de fazer da escola um lugar de pertencimento para esses idosos. "Estamos completando vinte anos de história do PIATI e dois anos da UATI, e foi na extensão que eu aprendi que a sala de aula é um lugar, e não um espaço. Um espaço de encontros de seres humanos que, mesmo em meio às diferenças, a gente se sinta comunidade universitária. Os nossos idosos eram ao mesmo tempo que aprendizes, também mestres, pois nos ensinavam muito todos os dias", ressalta.
Redes Sociais