Página inicial > Terceira Idade > UFCG forma turma pioneira da Universidade Aberta à Terceira Idade

UFCG forma turma pioneira da Universidade Aberta à Terceira Idade

Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 18h40 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 18h00
Foram certificados 11 alunos com idade entre 60 e 80 anos.

Aconteceu, na última sexta-feira (17/03), a cerimônia de certificação da primeira turma do projeto Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). O evento foi realizado no Auditório Tânia Rosa, certificando 11 alunos com idade entre 60 e 80 anos. Compuseram a mesa de honra o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o professor Antônio Fernandes, a Pró-Reitora de Extensão (PRE), a professora Gisetti Corina Brandão, a Coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI/UFCG), a professora Keila Queiroz e a Diretora do Centro de Humanidades (CH), Fernanda Leal.

337167469 5976877922423546 8666803141541220131 n
A UATI se caracteriza como sendo um projeto de extensão destinado à inserção de idosos na universidade pública, oportunizando a estes à vivência no espaço educacional de qualidade. Dentre os conteúdos ministrados aos idosos, destacam-se Letramento Digital, Vida Plena, Saúde e Qualidade de Vida, bem como Saúde Integrativa.

A Coordenadora da UATI, prof. Keila Queiroz, cita a importância de fazer da escola um lugar de pertencimento para esses idosos. "Estamos completando vinte anos de história do PIATI e dois anos da UATI, e foi na extensão que eu aprendi que a sala de aula é um lugar, e não um espaço. Um espaço de encontros de seres humanos que, mesmo em meio às diferenças, a gente se sinta comunidade universitária. Os nossos idosos eram ao mesmo tempo que aprendizes, também mestres, pois nos ensinavam muito todos os dias", ressalta.