Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre a PROPEX
Início do conteúdo da página

Pró-Reitoria de Extensão

Publicado: Quinta, 23 de Setembro de 2021, 04h50 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 01h18

Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão é o órgão responsável pelas atividades de planejamento, coordenação e avaliação da pesquisa e extensão da Universidade Federal de Campina Grande e tem suas atribuições definidas no Estatuto da UFCG, no Regimento da Reitoria e pela Portaria nº 34 de 20 de fevereiro de 2019 e pelas Resoluções da CSPE que regem as Atividades de Extensão na UFCG.

Missão

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPEX) tem a função de coordenar e executar a política de extensão universitária. Neste sentido, intenta consolidar a prática da EXTENSÃO da UFCG, pleiteando alcançar o equilíbrio entre as demandas socialmente exigidas e as inovações que surgem do trabalho acadêmico, bem como, contribuindo permanentemente para a democratização do saber, o desenvolvimento e a organização da sociedade, e a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e das responsabilidades do exercício dessa cidadania.

Visão

A PROPEX coordena a política de extensão da UFCG, buscando dinamizar a integração da Universidade com o setor público, o setor produtivo e as organizações sociais, além de criar parcerias que potencializem as respostas aos problemas econômicos, políticos e sócio-culturais do Estado da Paraíba. E inserir a universidade no mundo contemporâneo, definindo fundamentos e princípios que orientem a relação com a sociedade.

Valores

Compromisso Social - associação entre qualificação acadêmica, qualificação técnica e o envolvimento ativo com os problemas e demandas da população.

Diálogo de saberes - integração entre os diversos saberes, o diálogo entre as ciências, as artes e as humanidades, o saber acadêmico e entre os saberes ditos "da tradição" e "popular".

Qualificação Social - promoção de um envolvimento efetivo entre a Universidade e a Sociedade por meio da associação da qualificação técnica do estudante com a ética, possibilitando uma formação cidadã, capaz de exercer uma intervenção transformadora na realidade social.

Ação Propositiva - ação ativa, propositiva, que não se restrinja ao âmbito das ações reativa e provocativa, mas ofereça alternativas de intervenções e de soluções, especialmente, para os problemas que afligem a população paraibana.

Saiba mais sobre a Extensão Universitária.

Integração e Articulação - estabelecimento de políticas que integrem diferentes saberes e que articulem diferentes áreas, setores sociais, grupos ou instituições.

Projetos Estruturantes - Projetos portadores de mudanças, que tragam idéias, contribuições inovadoras ou que possam estruturar bases, alicerces para as mudanças, tanto na academia como no mundo do trabalho.

Flexibilidade - Conferir direção, entretanto, conduzir de forma democrática e participativa, sem excesso de burocracia.

Formas de promoção de atividades de extensão

A extensão pode ser realizada na forma de projetos isolados ou integrados a um Programa de Extensão ou à Bases de Pesquisas, podendo ser:

  • Unidade Acadêmicas - Promovido e coordenado por um único Departamento;
  • Inter-Unidade - Promovido por mais de uma Unidade, de mais de um Centro/outras Unidades Acadêmicas da própria universidade, coordenada por um deles;
  • Inter-Institucional - Promovido e/ou coordenado pela Universidade em parceria com outra(s) Instituição(ões).

Política de implementação

A política de implementação da PROPEX engloba: o planejamento, a coordenação e a supervisão dos Núcleos de Extensão, cuja subordinação lhe tenha sido delegada por ato do Reitor; e o estabelecimento de uma relação dialógica junto à sociedade. Neste sentido, a PROPEX desenvolve uma política de implementação que tem como princípios:

Quadro de Servidores da PROPEX.

  • Articular a extensão a bases de pesquisa e programas de ensino;
  • Estimular a elaboração de projetos integrados em grandes programas institucionais que privilegiem grupos e populações socialmente relevantes;
  • Desenvolver projetos estruturantes, portadores de mudanças;
  • Articular a extensão às demais Pró-Reitorias e incluí-la como atividade curricular;
  • Ampliar o intercâmbio e o arco de parceiros;
  • Organizar a extensão em áreas temáticas e linhas de extensão, em conformidade com o Plano Nacional de Extensão;
  • Estimular o aumento da produção de projetos e ações, diversificando fontes de financiamento;
  • Fortalecer os grupos de arte e cultura;
  • Manter atualizada a legislação e a organização do fluxo e registro das ações;

Coordenação Geral de Extensão - CGE

Por meio da CGE, a PROPEX apoia e articula os diversos setores da UFCG na execução das ações de extensão

Cabe à Coordenação Geral de Extensão:

  • Realizar intercâmbios institucionais em prol do desenvolvimento da extensão universitária;
  • Promover, incentivar e divulgar as atividades de extensão da universidade;
  • Coordenar e executar a política de bolsa de extensão para alunos da graduação da UFCG;
  • Coordenar o sistema de registro das atividades de extensão na UFCG;
  • Colaborar na definição de áreas temáticas e linhas programáticas para a extensão;
  • Colaborar na avaliação institucional da extensão, priorizando a extensão como uma atividade acadêmica propiciadora do saber social;
  • Coordenar e desenvolver ações que possibilitem a construção e a organização da política de extensão da UFCG, buscando articulá-la aos movimentos emergentes, às políticas estadual e municipal;
  • Coordenar, juntamente com o(a) Pró-reitor(a), o Comitê Assessor de Extensão da UFCG;
  • Prestar informações à reitoria e aos órgãos deliberativos da administração superior da UFCG nos assuntos relacionados à extensão;
Fim do conteúdo da página