Página inicial > Notícias > A UFCG é Habilitada no FNDE para atuar no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE

• Publicado: Quinta, 07 de Agosto de 2014, 01h01
  • Última atualização em Terça, 21 de Setembro de 2021, 07h24

A Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar – CGPAE, do FNDE/MEC, publicou o resultado da 2ª etapa de habilitação das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES para formação de parcerias e implementação de ações de apoio ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, nos termos do Edital de Convocação nº 01/2013 – CGPAE.

A UFCG foi contemplada com uma proposta de criação de um CECANE (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar) e 2 Unidades Acadêmicas Especializadas (UAE).

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão constituiu uma comissão para elaborar a proposta da UFCG. Tal comissão foi composta por representantes da PROPEX e professores dos campi do CES, CSTR e CDSA. De acordo com a proposta, a criação do CECANE terá sua sede no Centro de Educação e Saúde (CES), no município de Cuité, em função da presença do curso de Nutrição no campus e a experiência comprovada do corpo docente no desenvolvimento de pesquisas e extensão nas temáticas pertinentes ao edital do FNDE e, ainda, duas Unidades Acadêmicas Especializadas, uma envolvendo os campi de Pombal e Patos e outra em Sumé, onde estão sendo desenvolvidas pesquisas e projetos nos campos temáticos da engenharia de biossistemas, de biotecnologia e de produção, qualidade de produção de alimentos, epidemiologia, promoção de saúde, cardiologia e saúde coletiva, manejo agroecológico do solo, entre outros.

A criação do CECANE, da UFCG, ancora-se na viabilidade de possibilitar uma contribuição substancial na formação de gestores, conselheiros, futuros nutricionistas, coordenadores pedagógicos, professores da rede municipal de ensino e agricultores familiares no fomento a melhorias na qualidade da alimentação escolar no interior do Estado da Paraíba, além de colaborar com estudos e pesquisas de âmbito regional na mesma área.

O resultado com as instituições habilitadas pode ser acessado no link: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/centros-colaboradores-e-uae