Página inicial > Notícias > HUAC promove mutirão para realizar 400 exames de prevenção ao câncer de próstata

O exame é indicado pelo menos uma vez ao ano em todos os homens a partir dos 45 anos de idade.

• Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2022, 17h08
  • Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 17h09

Para marcar o Novembro Azul, mês que é tradicionalmente dedicado à saúde dos homens, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), promove um mutirão que vai realizar cerca de 400 exames de PSA e coleta de glicemia capilar, seguidos de avaliação urológica especializada com um dos nossos urologistas .

As marcações serão feitas exclusivamente pelo telefone (83) 2101-5566 a partir desta terça, dia 1º, até o dia 10 de novembro, das 8 às 11h e das 13 às 16h. O dia D das consultas está marcado para o dia 23 de novembro.

O exame de PSA – sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico - é uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

O exame de sangue de PSA é indicado pelo menos uma vez ao ano em todos os homens a partir dos 45 anos de idade, mas pode ser usado sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. O exame PSA é simples e indolor e é feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.

“Nós temos nove ambulatórios por semana com 16 atendimentos em cada mas não são exclusivos para próstata. Esse atendimento de 400 pacientes num dia equivale ao que fazemos em 3 meses”, destaca o médico André Brasileiro, coordenador do Serviço de Urologia do HUAC.

O HUAC integra a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e é vinculado à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

(Ascom HUAC/UFCG)