Página inicial > Notícias > Comissão de Organização destaca sucesso do XVI ENEX UFCG, 2023

Comissão de Organização destaca sucesso do XVI ENEX UFCG, 2023

Em sua primeira edição presencial no pós-pandemia, realizado na cidade de Cajazeiras-PB.

• Escrito por Diego Charles da S. Basilio
  • Publicado: Quarta, 08 de Março de 2023, 20h53
  • Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2023, 05h38

Encerrou-se nesta quarta-feira, 08/03, a 16ª edição do Encontro de Extensão Universitária da UFCG. O evento congregou a comunidade acadêmica e extensionista da UFCG e a sociedade em geral, promovendo e divulgando as ações de extensão realizadas no ano de 2022.

Com início no dia 06 de março, sediado na UFCG Campus Cajazeiras, o XVI ENEX UFCG, contou com a participação de um público de cerca de 526 pessoas entre discentes, docentes, técnicos-administrativos e ouvintes, e mobilizou uma equipe composta por cerca de 134 pessoas, trabalhando direto ou indiretamente na organização e apoio ao evento.

whatsapp image 2023 03 06 at 17.49.22

Recepção dos participantes dos Campi da UFCG.

O evento ofereceu uma programação diversificada com palestras, apresentações artístico-culturais, shows e a apresentação dos trabalhos extensionistas desenvolvidos no âmbito do programa institucional PROBEX, da chamada FLUEX, da Pró-Reitoria de Extensão e das Unidades Acadêmicas da UFCG.

Arte e Cultura

Foram realizadas apresentações artístico-culturais que contaram com a apresentação de grupos artísticos da UFCG e artistas do cenário local de Cajazeiras, em apresentações abertas ao público.

captura de tela 2023 03 08 200747

Quarteto de Cordas da UNAMUS/UFCG apresentando-se no XVI ENEX UFCG.

Transmissão Simultânea

As palestras puderam ser acompanhadas simultaneamente em um mini auditório do CFP e pela internet, através do canal da Pró-Reitoria de Extensão no YouTube, e poderão ser assistidas após o evento, possibilitando a difusão e a promoção da discussão da política de extensão universitária da UFCG para todas as instâncias da instituição.

joseolivandro enex ufcg

Palestrante Prof. José Olivadro Duante de Oliveira - Médico-Residente e Extensionista na UFCG.

Ministrada pelo prof. José Olivandro Duarte de Oliveira (UFCG), a palestra "A Extensão Universitária enquanto fios, nós e costuras possíveis no tear do cuidado" trouxe o olhar de um professor, médico e extensionista com experiência em Saúde Coletiva e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, sobre o papel da extensão universitária no cuidado com a população/pessoas. A palestra registrou um público de 206 pessoas.

whatsapp image 2023 03 07 at 09.25.24

Palestra Magna do evento foi proferida pela Dra Olgamir Amancio - Decana de Extensão da UNB.

A palestra "A Inserção da Extensão nos Currículos de Graduação e o Plano Nacional de Educação – PNE" proferida pela profa. Dra. Olgamir Amancio Ferreira, Decana de Extensão da UNB, abordou os desafios enfrentados com a inserção da extensão nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação. A palestra registrou um público de 270 pessoas.

whatsapp image 2023 03 06 at 19.49.34

Ouvintes acompanhando a transmissão da Cerimônia de Abertura no mini auditório do CFP.

whatsapp image 2023 03 07 at 09.40.09

Ouvintes e Monitores acompanhando a Palestra Magna no Auditório Central do CFP.

whatsapp image 2023 03 08 at 11.36.48

Evento contou com a participação de 50 monitores discentes e membros dos CA's da UFCG Campus Cajazeiras.

Sessões Técnicas

Durante as sessões técnicas do evento foram realizadas 187 apresentações, pelos discentes acompanhados de seus(as) orientadores(as), nas modalidades Roda de Conversa ou Relato de Experiência, organizados nas áreas temáticas: Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção; e Trabalho, distribuídas em 12 salas da Central de Aulas da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras - ETSC, nos dias 07 e 08 de março de 2023. As apresentações foram avaliadas/mediadas por docentes extensionistas dos diversos campi da instituição.

80174f48 a421 44b6 b405 dc04d9ae9f29

Prática integrativa em saúde durante Roda de Conversa no XVI ENEX UFCG.

O evento possibilitou a socialização das experiências de extensão desenvolvidas durante o ano de 2022 e o diálogo de saberes produzidos em diferentes contextos pedagógicos, formais e não formais, a partir de atividades da extensão universitária. 274 pessoas registraram presença nas apresentações do dia 07/03 e 252 no dia 08/03.

whatsapp image 2023 03 08 at 10.49.59

Participantes do XVI Encontro de Extensão Universitária da UFCG.

O XVI Encontro de Extensão Universitária da UFCG foi uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Formação de Professores - CFP e Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras - ETSC com apoio dos Centros de Ensino, Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, Pró-Reitoria de Gestão-Administrativo Financeira, SEPLAN, Prefeitura e Subprefeituras Universitária da UFCG, Núcleo de Extensão Cultural do CFP e apoio cultural da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Sicredi Creduni, Centro Cultural Banco do Nordeste, Atecel, Zênite Engenharia, INSA/MCTI e Prefeitura Municipal de Cajazeiras.