Página inicial > Notícias > UFCG realizará XVI Encontro de Extensão no Campus Cajazeiras

UFCG realizará XVI Encontro de Extensão no Campus Cajazeiras

Evento terá início na próxima segunda, 06/03, com transmissão ao vivo de palestras.

• Escrito por Diego Charles da S. Basilio
  • Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 23h55
  • Última atualização em Sábado, 04 de Março de 2023, 22h01

Terá início na próxima segunda, 06/03, no Centro de Formação de Professores da UFCG Campus Cajazeiras, o XVI Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande, evento que congrega a comunidade acadêmica e extensionista da UFCG e a comunidade externa. A Pró-Reitoria de Extensão da UFCG, em nome da Comissão de Organização, convida a comunidade acadêmica que não poderá estar presente, a acompanhar as transmissões das palestras, que trarão importantes contribuições para o momento vivenciado pela Extensão Universitária.

Com uma programação diversa, o evento que tem como tema “Os desafios da extensão brasileira frente à curricularização e às mudanças paradigmáticas”, constitui-se no principal espaço de divulgação das ações promovidas pelas Atividades de Extensão da UFCG e consiste em um evento acadêmico que objetiva o diálogo entre os saberes produzidos em diferentes contextos pedagógicos, formais e não formais, envolvendo docentes, estudantes e técnicos-administrativos engajados com a extensão universitária.

Diálogos

Ministrada pelo prof. José Olivandro Duarte de Oliveira (UFCG), a palestra A Extensão Universitária enquanto fios, nós e costuras possíveis no tear do cuidado trás o olhar de um professor, médico e extensionista com experiência em Saúde Coletiva e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, sobre o papel da extensão universitária no cuidado com a população/pessoas. A palestra será realizada no dia 06/03, a partir das 20h:00min.

Pretende-se ainda dialogar com a comunidade acadêmica sobre os conhecimentos que estão sendo construídos e os desafios enfrentados com a inserção da extensão nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação, para debater sobre o assunto o evento terá a participação da profa. Dra. Olgamir Amancio Ferreira (UNB), Decana de Extensão da UNB, desde 2016 e vice-presidenta do FORPROEX (2019-2020), que ministrará a palestra intitulada A Inserção da Extensão nos Currículos de Graduação e o Plano Nacional de Educação – PNE. A palestra será realizada no dia 07/03, a partir das 09h30min.

As palestras serão transmitidas no canal da Pró-Reitoria de Extensão no YouTube e poderão ser acompanhadas também através da página da programação (clique aqui). Presencialmente o público ouvinte poderá se inscrever no local, mediante acesso ao QR Code da sala, para receber o certificado ao término do evento.

Atividades Artístico-Culturais

Durante o evento serão realizadas diversas apresentações artístico-culturais trazendo cultura, arte e entretenimento à sociedade cajazeirense e aos participantes do ENEX, com a apresentação de grupos musicais da UFCG e artistas locais. Todas as apresentações serão abertas ao público e com entrada gratuita.

• Grupo Caroá dos Metais - UFCG
  • Laura Freire, voz e violão
  • Quarteto de Cordas – UNAMUS/UFCG
  • Intervenção artística: banho de bacia com Thainara Gonçalves
  • Paraíba Profunda -  Mestra Penha
  • DJ a mulher do fim do mundo (PB)
  • Trio Pé-de-Serra – Prefeitura Municipal de Cajazeiras (SECULT)

Para maiores informações confira a Programação Completa - clique aqui.

Sessões Técnicas

Ainda durante o evento serão realizadas as apresentações das atividades de extensão desenvolvidas no ano de 2022, pela comunidade acadêmica da UFCG, por meio dos Projetos e Programas vinculados ao programa institucional PROBEX ou ao FLUEX, da Pró-Reitoria de Extensão, ou diretamente às Unidades Acadêmicas.

Os trabalhos serão apresentados pelos discentes, nas modalidades Relato de Experiência ou Roda de Conversa, mediados por um(a) avaliador(a) convidado(a). As sessões técnicas serão abertas ao público ouvinte presencial, os participantes poderão se inscrever no local mediante acesso ao QR Code da sala, para receber o certificado ao término do evento.

O XVI Encontro de Extensão Universitária da UFCG é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Formação de Professores - CFP e Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras - ETSC.

Contamos com a sua participação!

Gisetti Corina Gomes Brandão, Dra
Pró-Reitora de Extensão da UFCG