Página inicial > Ações e Programas > PROBEX - Programa de Bolsas de Extensão > Estudantes da Rede Municipal de Campina Grande realizam Concerto de Natal

Estudantes da Rede Municipal de Campina Grande realizam Concerto de Natal

Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 12h46 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 12h51 | Acessos: 511

Apresentação aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral e fez alusão ao início oficial da execução do Projeto Uirapuru, que introduz a educação musical no cronograma escolar e oferta, aos estudantes, vivências artísticas e culturais.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e através de parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB), realizou na noite da última quinta-feira, 15, um Concerto de Natal em alusão ao Projeto Uirapuru, que introduz à educação musical, oferecendo aos estudantes da Rede uma vivência artística e musical.

O evento, que marcou o início da execução do Projeto, aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral. Na ocasião, 120 estudantes da Rede se apresentaram em um concerto musical, com canções natalinas que contemplaram clássicos como “Noite Feliz” e produções autorais, fazendo referência ao período.

Ao longo da apresentação foi realizada uma interação musical das crianças com o público, que lotou o Teatro Municipal. Para encerrar o repertório, os estudantes executaram uma versão da canção “Vem chegando o Natal”, da cantora Aline Barros.

Segundo o secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, a parceria para a viabilização do Uirapurú consiste no fortalecimento educacional das mais diversas esferas sociais.

“A Educação bem trabalhada deve ser ampla. Não se pode esquecer da importância da cultura e é, por isso, que estamos de mãos dadas firmando e reafirmando essa parceria, que envolve a UFCG junto ao setor de música e o MPT que entende que, com iniciativas como essas, nós afastamos as crianças do trabalho precoce e reforçamos uma educação construtiva e humanizada”, pontuou Asfora.

O Professor da UFCG e coordenador do Projeto, Wladimir Silva, citou o valor técnico e psicossocial deste tipo de iniciativa pública, afirmando ser um processo crucial para a infância.

“A música atua em vários campos. Deixa a criança mais sensível. E uma criança mais sensível é uma criança mais crítica. Além disso ajuda também nas relações sociais, no estabelecimento de ordem e disciplina. Tudo isso ajuda na vida de uma criança”, disse o professor.

319936177 1852802771720453 8805328875875784311 n 320041666 203644542141885 5260305110648679903 n

319798802 653355113204679 1812702014390184207 n img 20221216 wa0020

Presenças ilustres

Estiveram presentes, na ocasião, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Campina Grande, Gilbran Asfora; a secretária executiva de Educação, Socorro Siqueira; a gerente de projetos da Seduc, Fabíola Gaudêncio; o coordenador Étnico-racial da Seduc, Moisés Alves; o vice-presidente da Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne) e a pró-reitora de Extensão da UFCG, Gisetti Corina Gomes.

O Uirapuru

A escolha pelo nome ‘Uirapuru’ faz referência a um pássaro, reconhecido por ter um canto único entre as aves. O animal é capaz de cantar durante 10 ou 15 minutos seguidos, sem repetir uma nota sequer da melodia.

A iniciativa, que também conta com o aporte financeiro do Ministério Público do Trabalho, será executada, nesta primeira fase, em dez unidades escolares e atenderá cerca de 1000 estudantes.

Codecom/PMCG