Página inicial > Ações e Programas > PROBEX - Programa de Bolsas de Extensão > Projeto promove educação em saúde humana, animal e ambiental em Patos-PB

Projeto promove educação em saúde humana, animal e ambiental em Patos-PB

Publicado: Quinta, 29 de Dezembro de 2022, 00h28 | Última atualização em Quinta, 29 de Dezembro de 2022, 16h16 | Acessos: 718

Foto: Divulgação ASCOM/UFCG
imagem sem descrição.

Promover atividades de educação em saúde em escolas do município de Patos, com foco na integralização entre a saúde animal, humana e ambiental. Este é o objetivo de um projeto do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que há cinco anos vem impactando adultos e crianças da cidade de forma lúdica e dinâmica.

Desenvolvido desde 2017 por alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Odontologia do campus Patos, sob a coordenação da professora Carolina Santos, o projeto “Educação em Saúde Única: aplicação integrada da saúde animal, humana e ambiental no Ensino Infantil do município de Patos-PB” começou atendendo comunidades carentes assistidas pela Pastoral da Criança.

Em 2022, após dois anos sem realizar atividades presenciais por conta da pandemia, o projeto foi retomado, expandiu sua atuação e hoje já promove ações em praças públicas da região, contemplando a população em geral. Um total de 450 alunos de três escolas municipais de Patos, com idades de cinco a 12 anos, foram beneficiados pela iniciativa somente este ano.

A professora Carolina Santos explica que o projeto tem como tema central a “Saúde Única”, que pode ser entendida como uma abordagem integrada que reconhece a interconectividade entre a saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades como um todo.

“Este movimento vem crescendo como uma estratégia para a melhor compreensão e resolução de problemas contemporâneos de saúde que surgem como consequência da convergência humana, animal e ambiental. Dessa forma, sendo nosso público principal crianças, o projeto vem desenvolvendo ações com a temática voltada para os três eixos da saúde única, de forma lúdica e dinâmica, para que as crianças aprendam os temas abordados brincando”, destaca.

As ações incluem medidas de prevenção de doenças transmitidas por animais para seres humanos, bem-estar animal, cuidados com a saúde bucal e com o meio ambiente. No início do mês de dezembro, o projeto chegou à Praça Coração do Jatobá, em Patos, através da iniciativa “Saúde Única na praça”, disseminando educação em saúde para adultos e crianças.

Na ocasião, foram realizadas a vermifugação e a vacinação antirrábica de quase 100 cães e gatos e distribuição de panfletos educativos de temas ligados à Saúde Única. No eixo humano, alunos do curso de Odontologia realizaram aplicações de flúor e ensinamento de técnicas de escovação, além de palestras sobre o câncer bucal. Já no eixo ambiental, mudas de plantas nativas foram doadas por alunos do curso de Engenharia Florestal ao público presente na ação.

“Ficamos felizes com a volta do projeto e esperamos que ele possa plantar uma visão integrada das saúdes e disseminar a importância da necessidade de colaboração interdisciplinar, visando à melhoria da saúde humana, animal e dos ecossistemas”, resume a professora Carolina.

(Ascom UFCG)

O Projeto “Educação em Saúde Única: aplicação integrada da saúde animal, humana e ambiental no Ensino Infantil do município de Patos-PB” é desenvolvido com apoio do Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX/UFCG - Chamada PROPEX 003/2022.