VI Expedição do Semiárido visita Núcleo de Capacitação Tecnológica em Apicultura (NCTA) em Mossoró (RN)

Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2022, 00h00 | Última atualização em Quarta, 20 de Julho de 2022, 21h14 | Acessos: 763

Projeto localizado na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, na UFERSA.

imagem sem descrição.

A VI Expedição do Semiárido fez sua segunda parada no município de Mossoró (RN), para visitar o projeto de capacitação tecnológica em apicultura, localizado na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Na oportunidade, o grupo foi recepcionado com uma breve explanação sobre o projeto, que tem como objetivo o estudo das abelhas no Semiárido brasileiro e atua nas seguintes linhas de pesquisa: alimentação e nutrição de abelhas; análises de produtos apícolas; biologia e manejo de abelhas africanizadas; causas e perdas de enxames e termo regulamentação; melhoramento genético de abelhas africanizadas; polinização em abelhas, sanidade apícola e meliponicultura.

Ainda em Mossoró os expedicionários participaram da palestra “Traçando paralelos e meridianos entre os desertos áridos e o Semiárido”, que faz um comparativo entre a região semiárida de Israel e o Semiárido brasileiro nos aspectos climático, cultural, econômico e religioso.

IV Expedição do Semiárido

A sexta edição do Prêmio Expedição do Semiárido é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (PEASA), Museu Interativo do Semiárido (MISA) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFCG, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Instituto Lynaldo Cavalcanti.

A Expedição tem como objetivo estimular a experiência de contato e troca de conhecimentos sobre aspectos ambientais, sociais, antropológicos, históricos, econômicos e culturais em diferentes municípios da região do Semiárido.

Próximo destino

Agora o grupo segue com destino aos municípios de Sousa, Aparecida, Pombal e Matureia na Paraíba.

(Texto por Renally Amorim - INSA/MCTI)