VI Expedição do Semiárido visita Vale dos Dinossauros

Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2022, 14h32 | Última atualização em Quarta, 20 de Julho de 2022, 21h14 | Acessos: 804

Expedicionários conhecem experiências exitosas de empreendedorismo rural.

Foto: Camila Gurjão
imagem sem descrição.

Com uma programação diversificada, o terceiro dia da VI Expedição do Semiárido passou por três municípios da Paraíba. A primeira parada dos expedicionários foi no Vale dos Dinossauros, localizado no município de Sousa. No local, os visitantes puderam conhecer o museu, que conta a história do parque e conferir os fósseis abrigados no lugar.

O Vale é uma unidade de conservação do estado da Paraíba criada em 2002, e classificada como Monumento Natural. Conhecida principalmente pela presença de centenas de pegadas fossilizadas de dinossauros, o vale dos dinossauros é um dos mais importantes sítios paleontológicos do Brasil, com descobertas científicas servindo como referência para várias pesquisas ao redor do mundo.

Em seguida, o grupo realizou mais uma parada, desta vez no município de Aparecida, onde visitou a Cooperativa Agropecuária dos Apicultores do Sertão Paraibano (COASPA). A cooperativa que existe desde de 2014,  tem como objetivo gerir a unidade de beneficiamento de mel e comercializar a sua produção.

O terceiro lugar visitado foi o cactário Menezes localizado também em Aparecida (PB). No local, são comercializadas mais de 200 espécies de cactos endêmicos e não endêmicos da região semiárida.

Já na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Pombal, foi realizado um momento de socialização de experiências exitosas das empreendedoras rurais da região de Pombal (PB), que são atendidas pela Incubadora agroindustrial IACOC, pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

IV Expedição do Semiárido

A sexta edição do Prêmio Expedição do Semiárido é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (PEASA), Museu Interativo do Semiárido (MISA) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFCG, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Instituto Lynaldo Cavalcanti.

A Expedição tem como objetivo estimular a experiência de contato e troca de conhecimentos sobre aspectos ambientais, sociais, antropológicos, históricos, econômicos e culturais em diferentes municípios da região do Semiárido.

Próximo destino

A Expedição agora segue para Matureia (PB), onde será realizada a visita ao Pico do Jabre.

(Texto por Renally Amorim - INSA/MCTI)