Página inicial > Notícias > UFCG publica Cartilha de Curricularização da Extensão

UFCG publica Cartilha de Curricularização da Extensão

Documento orienta, de forma didática e ilustrativa, sobre a obrigatoriedade de implantação de atividades de extensão em todos os cursos de graduação da Universidade.

• Publicado: Sexta, 29 de Julho de 2022, 22h56
  • Última atualização em Domingo, 07 de Agosto de 2022, 11h31

Com o objetivo de subsidiar as coordenações de curso e demais professores na implantação dos 10%, no mínimo, de carga horária de extensão em todos os cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi publicada, nesta sexta-feira, dia 29, a Cartilha de Curricularização da Extensão na UFCG.

Cartilha de Curricularização da Extensão na UFCG

Elaborado pelas Pró-Reitorias de Ensino (PRE) e de Pesquisa e Extensão (Propex), o documento atende à Resolução nº 14/2022 da Câmara Superior de Ensino (CSE), que exige a inserção, no currículo de todos os 77 cursos distribuídos nos sete campi da UFCG, de atividades que envolvam comunidades externas à Universidade e que estejam vinculadas à formação do aluno, promovendo a interação entre as Instituição de Ensino Superior e os outros setores da sociedade.

“A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que visam à atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e, numa perspectiva social, o engajamento dos discentes da UFCG com a comunidade que lhe constitui, para além de seus muros”, explica a professora Márcia Candeia Rodrigues, coordenadora geral de graduação da PRE.

Em 27 páginas, a cartilha demonstra, de forma didática e ilustrativa, como uma carga horária de 360 horas de um curso que totaliza 3.600 horas, por exemplo, pode adotar diferentes modalidades de extensão em sua matriz curricular e, concretamente, em seu fluxograma. O documento também ilustra algumas possibilidades de aplicação considerando a realidade dos cursos noturnos.

Acesse aqui a cartilha.

(Ascom UFCG)