Página inicial > Notícias > UFCG busca fortalecer empresas juniores da instituição

UFCG busca fortalecer empresas juniores da instituição

Funcionam na UFCG mais de 15 empresas juniores.

• Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 15h37
  • Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2022, 17h05
Ações de suporte institucional estão sendo debatidas com lideranças das empresas
imagem sem descrição.

Com o objetivo de apoiar e fortalecer as ações de empreendedorismo e inovação no âmbito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), proporcionando suporte institucional efetivo, representantes da Administração Superior reuniram-se no dia 1º de junho com lideranças das empresas júniores da instituição.

Na ocasião, foram discutidas possibilidades e propostas de regulamentação, editais de apoio, melhoria de estrutura física, além de promoção de eventos para divulgação, capacitação, fortalecimento e criação de novas empresas júniores.

Uma empresa júnior é uma associação civil regulamentada por lei e gerida por estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho. Funcionam na UFCG mais de 15 empresas juniores.

“O movimento das empresas juniores atua na instituição há 30 anos, sendo um espaço valioso de formação de profissionais que lidam com demandas de mercado ou da sociedade de maneira empreendedora. Um movimento autônomo dos estudantes, suportado pelo corpo docente e gerando impactos positivos por onde atuam”, destaca o secretário de Planejamento e Orçamento, professor Vinícius Moreira.

“Estou muito feliz e animado com todos os pontos que foram debatido na reunião. Tenho grandes expectativas que demos o primeiro passo para tornar o Movimento Empresa Júnior cada vez maior na UFCG”, comentou o estudante Matheus Marques, vice-presidente da Alicerce, empresa júnior de Arquitetura e Engenharia Civil.

A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da UFCG.

Na última sexta-feira, dia 3, nova reunião foi realizada, via Meet, com os representantes da Federação Paraibana, com objetivo de estreitar vínculos, compreender melhor a forma de expandir, apoiar e regulamentar no âmbito da UFCG.

(Ascom UFCG, com dados do NITT)