Antropólogo Terri Aquino ministra palestra na UFCG e conhece o Projeto de Extensão Acauã
No último dia 11 de fevereiro, o renomado antropólogo Terri Aquino esteve na Universidade Federal de Campina Grande para conduzir a palestra “Emancipação dos Povos Indígenas do Acre: a Contribuição de Terri Aquino”, no Café Antropológico. O evento reuniu discentes e docentes no Hall das Placas, no campus sede.
No dia seguinte, em 12/02, Terri Aquino e o seu filho Nixiwaká visitaram o Agrovila Águas de Acauã para conhecer o Projeto Acauã, orientado pelo professor Fernando Garcia. O projeto faz parte do Programa JusCidadã (coordenador pela professora Edjane Esmerina) e tem como objetivo produzir conteúdos midiáticos acerca dos impactos sociais enfrentados pela população ribeirinha com o rompimento da barragem de Acauã, em 2004. Na visita, aconteceu a primeira reunião com 100 famílias que serão reassentadas naquela Agrovila, localizada no município de Itatuba.


Foto/Divulgação
Txai Terri Aquino é um antropólogo conhecido nacionalmente e internacionalmente pela sua vasta experiência e atuação no estado do Acre no que se refere ao indigenismo. A presença do estudioso na UFCG teve como objetivo o compartilhamento da sua experiência na luta e na defesa dos direitos dos povos indígenas e na construção dos processos emancipatórios, além da transmissão da experiência antropológica com a dimensão xamânica.
Texto: Sandrine Braz
Redes Sociais