Página inicial > Ações e Programas > Projeto realiza atendimento odontológico a pessoas trans no Sertão paraibano

Projeto realiza atendimento odontológico a pessoas trans no Sertão paraibano

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 16h55 | Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2023, 17h16 | Acessos: 388

Consultas estão sendo realizadas na Clínica Escola de Odontologia da UFCG, no campus Patos, desde o último dia 24

Devido à transfobia, todos os dias pessoas trans e travestis enfrentam dificuldades no acesso a serviços básicos de saúde, direito fundamental assegurado a todos os cidadãos indistintamente, previsto na Constituição Federal Brasileira.

Um projeto de extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vem tentando mudar essa realidade no Sertão paraibano, por meio da educação em saúde bucal e do atendimento odontológico gratuito e livre de preconceitos a esse público. Trata-se do “TRANSformando Sorrisos”, iniciado na Clínica Escola de Odontologia da UFCG, no campus Patos, no último dia 24 de março.

Idealizado pelo estudante William Machado, do 9° período do curso de Odontologia, sob a coordenação do professor Leorik Pereira e a colaboração das professoras Cyntia Pereira e George Nascimento, o projeto também visa contribuir com a proposição de políticas públicas de saúde que beneficiem a comunidade trans.

“Nosso objetivo é ofertar atendimento odontológico gratuito de qualidade e de forma acolhedora, respeitando a dignidade da pessoa trans. Paralelo a isso, está sendo realizada uma pesquisa que visa levantar dados a respeito da saúde oral dessa população e sobre os possíveis fatores que impedem o acesso aos serviços de saúde disponíveis atualmente”, explicou o professor Leorik Pereira, coordenador do projeto.

O primeiro atendimento foi realizado com o paciente foi Allan Matteo, homem trans que relatou como foi sua experiência ao ser acolhido pela iniciativa.

“A ausência do tratamento de saúde bucal para pessoas trans é uma triste realidade. E a falta de assistência a pessoas trans no geral é bem grande, devido ao preconceito e situações constrangedoras que ocorrem. Por isso, muitos acabam evitando procurar tratamento, ficando sem o atendimento necessário, afetando negativamente sua saúde e o seu bem-estar. Eu queria agradecer imensamente a todos que fazem parte desse projeto incrível. É uma grande iniciativa e eu fui muito bem acolhido e recebido. Sou muito feliz em fazer parte”, declarou.

Pessoas trans, travestis e não binárias da cidade de Patos e Região que tiverem interesse em ser atendidas pelo projeto devem agendar consulta através do telefone (83) 99959.0685 (WhatsApp), ou pelo Instagram @transformandosorrisosufcg.

(Ascom UFCG)