Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ações e Programas > PROBEX - Programa de Bolsas de Extensão > Ações de Extensão para popularização das Ciências e Tecnologias
Início do conteúdo da página

Ações de Extensão para popularização das Ciências e Tecnologias

Escrito por Diego Charles da S. Basilio | Publicado: Domingo, 26 de Setembro de 2021, 18h28 | Última atualização em Segunda, 30 de Mai de 2022, 13h36 | Acessos: 823

Conheça algumas acões de extensão para a divulgação científica e tecnológica desenvolvidas na Universidade Federal de Campina Grande.

A Pró-Reitoria de Extensão por meio do Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX e da certificação de Ações de Extensão de Fluxo Contínuo - FLUEX apoia o desenvolvimento de ações de divulgação científica e tecnológica que promovam a popularização das ciências e tecnologias no Estado da Paraíba.

 

opi logo

A Olimpíada Paraibana de Informática visa despertar nos alunos o interesse em computação imprescindível na formação básica dos estudantes atualmente, através de uma atividade que envolve desafios motivadores e competição saudável. A organização da OPI está a cargo do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande.

Saiba mais em: http://dsc.ufcg.edu.br/~opi/

 

pracao profissoesA Praça das Profissões, unidade suplementar vinculada à  reitoria da UFCG. É o resultado de uma iniciativa de financiamento junto à  Finep de um projeto de extensão e interação com ensino médio que visa oferecer uma infraestrutura destinada à  divulgação dos cursos de graduação, produtos, tecnologias e serviços desenvolvidos e à demonstração dos princípios básicos das ciências e das demais áreas aos estudantes. Além possibilitar a atualização contínua dos professores das escolas de ensino médio, tornando-os multiplicadores das ações da Praça das Profissões e difundindo tais informações em suas unidades escolares.

Saiba mais em: http://pracadasprofissoes.ufcg.edu.br/

 

ocmA Olimpíada Campinense de Matemática – OCM é um projeto de extensão dirigido às escolas públicas e privadas de Campina Grande e cidades circunvizinhas, realizada na Unidade Acadêmica de Matemática – UAMat, e promovida pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.  Criada em 1983 para  estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OCM tem dentre outros objetivos, o de incentivar a participação de estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada nas Olimpíadas de caráter nacional e internacional além de contribuir para a integração das escolas com a UFCG.

Saiba mais em: http://mat.ufcg.edu.br/ocm/

logo bingo

 

Desde 2018, o projeto de extensão Bingo: Lutando pela Ciência no Sertão Paraibano, atende duas escolas na cidade de Aguiar-PB com atividades de extensão. O projeto está dividido em dois ramos: Astronomia, a Ciência do Bingo e Bingo para o Mundo.

Saiba mais em: https://www.bingotelescope.org/pt/outreach-pb/

  
cambissolo

Estabelecido na microrregião do Cariri da Paraíba, desde 2011, o Projeto Solo na Escola/UFCG trabalha a popularização do solo por meio de atividades lúdicas e dialógicas, com palestras temáticas, oficinas e mostras pedagógicas, apresentação teatral e exibição de vídeos documentários sobre o solo. Além disso, no Espaço de Educação em Solos acontecem visitas de estudantes e professores, orientadas pelos monitores do Projeto.

Saiba mais: https://projetosolonaescol.wixsite.com/projetosolonaescola/sobre-1

 

capa v 0 1A Revista Lynaldo - Revista de Pesquisa e Extensão surgiu como uma iniciativa da Pro-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para expor as pesquisas que acontecem no âmbito universitário e repercutem na sociedade campinense, paraibana e brasileira. O nome é uma homenagem ao professor Lynaldo Cavalcanti, reitor que expandiu as fronteiras do antigo campus II da Universidade Federal da Paraíba e que hoje é a locomotiva da UFCG. A publicação pretende ser um canal que privilegia o diálogo entre os membros da comunidade da UFCG e a sociedade.

Disponível em: https://revistalynaldo.org.br/category/revistas/ 

   

Se você desenvolve alguma ação de extensão para divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia na UFCG, envie-nos as informações para divulgação. [CLIQUE AQUI]
Fim do conteúdo da página