PEASA participa do X Congresso Internacional de Palma e Cochonilha
Este ano o PEASA foi convidado a participar com a exposição itinerante Viver e compreender o Semiárido.
O X CONGRESSO INTERNACIONAL DA PALMA E COCHONILHA, que será realizado em João Pessoa, Paraíba, Brasil, de 26 a 29 de setembro de 2022, terá como objetivos compartilhar os avanços na área de produção da Palma como alimentação animal e geração de desenvolvimento econômico, o Brasil ocupa posição de destaque no seu cultivo.
O evento está sendo promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/PB), em parceria com a Sociedade Internacional de Ciência Hortícola (ISHS) e da Rede de Cooperação Técnica Internacional sobre a Palma da FAO-ICARDA.
Segundo o Coordenador e pesquisador do PEASA, Vicente Albuquerque, "a região Semiárido brasileiro vive períodos cíclicos de escassez de recursos hídricos e a palma forrageira, por ser muito resistente, serve de alimento para a criação de bovinos e caprinos durante estes períodos, sendo a sua produção muito importante para a economia da região. Desta forma, a difusão de técnicas para o seu cultivo é de extrema importância para os produtores rurais da região". "O PEASA em parceria com o INSA e outros órgãos teve papel fundamental na introdução de uma variedade de palma forrageira resistente a praga da cochonilha com a implantação da primeira área experimental de cultivo. Atualmente o PEASA apoia o desenvolvimento e a produção de alimentos para consumo humano derivados da palma". Destacou Vicente.
Foto: Exposição itinerante Viver e compreender o Semiárido/PEASA
Criado em meados de 1994, o PEASA é uma unidade referência da UFCG e das instituições de pesquisa e desenvolvimento do Estado da Paraíba na realização de estudos e intervenções nas atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à temática do semiárido através de uma metodologia de trabalho, onde a ênfase na visão multidisciplinar é privilegiada e propagada.
Redes Sociais