Página inicial > Ações e Programas > NART - Núcleo de Artesanato > Núcleo de Artesanato da PROPEX conclui atividades de 2022.2

Núcleo de Artesanato da PROPEX conclui atividades de 2022.2

Escrito por Diego Charles da S. Basilio | Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 21h15 | Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2022, 04h10 | Acessos: 575

50 alunas concluíram os cursos deste semestre.

Na última semana o Núcleo de Artesanato da PROPEX concluiu as atividades do semestre 2022.2, neste período foram ofertados 04 cursos de técnicas de bordado Ponto reto, Tear de prego, Crochê e Vagonite, onde foram ofertadas 56 vagas à comunidade, distribuídas entre 08 turmas. 50 alunas concluíram os cursos deste semestre.

Durante os cursos foram confeccionadas, pelas alunas, peças como passadeiras, cachecóis, bolsas, vestimentas, utensílios domésticos, mantas, objetos de decoração e bonecos de amigurumi.

Segundo a técnica responsável pelo Nart, Júlia Queiroz, "a maioria das alunas deste semestre conheceram e experenciaram as ações do Nart pela primeira vez, a participação de novas alunas se deu com ampliação da divulgação das ações promovidas pelo núcleo através da publicação de edital para os cursos e oficinas oferecidos e da divulgação em tv aberta, sites e redes sociais institucionais, permitindo um acesso mais amplo e transparente à sociedade".

Ainda durante o semestre foram realizadas 03 oficinas, contemplando trabalhos com feltro, mosaico, pátina e fitas.

Exposições

Além da oferta de cursos e oficinas o núcleo de artesanato promove a divulgação dos trabalhos produzidos através da participação em eventos e exposições, neste semestre o Nart participou da Semana do Servidor UFCG 2022, evento promovido pela SRH/UFCG e da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE, evento promovido pelo Centro de Humanidades, onde foram possíveis expor os diversos trabalhos artesanais produzidos pela comunidade de artesãs do núcleo.

Sobre o NART

O Núcleo de Artesanato é um programa permanente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFCG, com mais de 50 anos de atuação. O núcleo teve suas atividades iniciadas ainda na Escola de Agronomia do Nordeste, na década de 70, sendo posteriormente vinculado a UFPB e, em 2002, com o desmembramento da instituição, o Nart passou a fazer parte da UFCG.

Para saber mais sobre o Nart, acesse: https://propex.ufcg.edu.br/nart/

Siga o Nart no Instagram! @nartufcg