UFCG oferece curso de Pintura com Tinta de Solo ao CAPS e CRAS em Sumé
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Fecham parcerias e oferecem diversos cursos gratuitos, dentre eles um inovador na área de artes plásticas, como a pintura com tinta de solo, uma proposta ecológica e sustentável. Trata-se do Projeto “Sentindo o solo e colorindo com geotinta”, coordenado pela Professora Adriana Meira da (UATEC/CDSA).
Com inscrições abertas e direcionadas aos usuários e participantes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Sumé, ofertam cursos gratuitos que terão aulas realizadas nas respectivas instituições, de julho a dezembro, com emissão de certificado ao final.
As inscrições poderão ser realizadas através do formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/DBe1W2HRsh4NauVs9
Os instrutores serão os bolsistas Robymar Nascimento, acadêmico do curso de Engenharia de Biossistemas e Rhuan Silva, acadêmico de Engenharia de Produção do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG).
A iniciativa focada na Educação em Solos por meio da arte percorre as pesquisas e as atividades extensionistas desenvolvidas pelos integrantes do Grupo de Educação em Solos, no Ateliê da Geotinta, e propõe a reflexão sobre o conhecimento e valorização do solo, por meio da conexão entre a pintura com tinta de solo – geotinta.
“Desde 2011, quando trouxemos, de forma vanguardeira para nosso Estado essa proposta para estimular a popularização do conhecimento do solo, temos buscado construir caminhos e pontes possíveis para o despertar da afetividade com este extraordinário componente dos ecossistemas, ainda pouco conhecido, mas que sustenta nossas vidas. Por meio da proposta lúdica da pintura com tinta de solo, seguimos descobrindo talentos, trabalhando a inclusão e oportunizando a geração de trabalho e renda”, disse a professora Adriana Mera.
O Ateliê da Geotinta reúne um vasto banco de cores do solo e um belíssimo acervo de peças produzidas com a próprio tinta extraída do solo. Visitas são abertas ao público em horário de expediente ou podendo fazer o agendamento via rede social Instagram (@projeto_geotinta).
(ASCOM/CDSA)
O projeto “Sentindo o solo e colorindo com geotinta”, coordenado pela Professora Adriana Meira da (UATEC/CDSA), será desenvolvido com apoio da FUNARTE e UFCG, por meio do Edital PROPEX 006/2023 Programa de Arte e Cultura - FUNARTE-UFCG.
Redes Sociais