Página inicial > Notícias > XII ENEX da UFCG terá início no próximo dia 25/03, no Campus Pombal

XII ENEX da UFCG terá início no próximo dia 25/03, no Campus Pombal

• Publicado: Domingo, 24 de Março de 2019, 16h13
  • Última atualização em Terça, 21 de Setembro de 2021, 07h24

Terá início na próxima segunda-feira, no Campus do CCTA, em Pombal-PB, o XII Encontro de Extensão Universitária da UFCG – XII ENEX. Com mais de 250 atividades desenvolvidas em todos os Centros da UFCG, o evento contará com a apresentação de palestras, debates, rodas de conversa, relatos de experiência, apresentação em vídeos e atividades culturais, abertas ao público.

A programação, que será cumprida ao longo de 03 dias, começa nesta segunda-feira, dia 25, às 19:00h, e contará com cerca de 290 trabalhos, resultantes dos programas e projetos desenvolvidos em 2018 e serão apresentados por alunos de graduação, bolsistas de extensão e voluntários. O evento prossegue até a quarta-feira, dia 27 de março.

Segundo a Coordenadora Geral do Evento, Profa. Nadege da Silva Dantas, responsável, também, pela coordenação geral do XII ENEX, “esta é uma oportunidade em que estudantes e demais membros da comunidade acadêmica irão conhecer as ações extensionistas desenvolvidas na UFCG, na vigência 2018”. Para a professora, este Encontro significa "um momento importante para que os alunos, bolsistas e voluntários, possam sistematizar, divulgar o conhecimento produzido e compartilhar experiências".

Mediante a necessidade de adotar padrões mais sustentáveis, com redução do impacto ambiental e dos custos de impressão, há alguns anos, foi feita a substituição dos trabalhos em banners de lona por apresentações orais, distribuídas nas modalidades Rodas de Conversa, Relatos de Experiência e Apresentação em Vídeos. Esta nova forma de apresentação de trabalhos tem sido bastante satisfatória, de acordo com os participantes.

Os trabalhos serão avaliados por professores extensionistas da UFCG, como explica a professora Nadege. "O evento oportunizará, também, a participação de representantes das comunidades beneficiadas pelas ações desenvolvidas e tem o objetivo de intensificar o diálogo com outros setores da sociedade".

A estratégia de apresentação dos trabalhos foi adotada também pelo fato de os estudantes atuarem como agentes de mudanças em comunidades, e terem, na ocasião, seu protagonismo evidenciado em trabalhos, mediação de debates e apresentação de atividades culturais.

"Vários trabalhos que serão apresentados neste evento já geraram artigos, relatos de experiência, publicados nas diversas Revistas de Extensão, no país, bem como nas específicas de cada área da Extensão. Isso mostra a evolução de nossa extensão universitária", analisa a profa. Nadege.

Os estudantes que se inscreveram e comparecerem a uma atividade terão direito a certificado, que poderá ser utilizado para solicitar o aproveitamento de créditos em seus cursos.

(PROPEX/UFCG)