Página inicial > Notícias > UFCG promove 1ª Semana de Portas Abertas da Mina Escola

UFCG promove 1ª Semana de Portas Abertas da Mina Escola

Este evento está aberto ao público em geral e promete ser uma oportunidade única para explorar e aprender sobre o mundo fascinante da ciência e tecnologia aplicada à mineração e geologia.

• Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2023, 17h32
  • Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2023, 17h39

A 1ª Semana de Portas Abertas da Mina Escola da UFCG está marcada para acontecer entre os dias 6 e 7 de dezembro de 2023, na Mina Escola da UFCG em Santa Luzia, PB. Este evento oferecerá uma riqueza de atividades interativas e imersivas destinadas a promover o conhecimento científico e tecnológico para estudantes de diversas faixas etárias das cidades vizinhas à Mina Escola da UFCG em Santa Luzia, PB, com um enfoque específico no desenvolvimento sustentável.

Durante esse evento, abordaremos uma série de tópicos, incluindo mineração, geologia, mineralogia, química, física, matemática, ciências e tecnologias ambientalmente responsáveis.

A programação inclui uma série de atividades cativantes:

Dia 06/12/2023 - Quarta-feira

Abertura Oficial da 1ª Semana de Portas Abertas da Mina Escola da UFCG - 14:00 horas
Participação da Escola Convidada ECIT Padre Jeronimo Lauwen com o Curso de Mineração.

Dia 07/12/2023 - Quinta-feira

Continuação das atividades da 1ª Semana de Portas Abertas da Mina Escola da UFCG, das 9:00 às 17:00 horas
Participação das Escolas Convidadas IFPB Campus Picuí com os Cursos de Mineração e Geologia e IFPB Campus Santa Luzia com o Curso de Informática.

Entre as atividades planejadas, destacam-se:

Visitas Guiadas à Galeria Subterrânea da Mina Escola da UFCG: Uma experiência imersiva permitindo aos participantes explorar as profundezas de uma mina real, enriquecendo seu entendimento sobre o setor mineral. Responsáveis: Prof. Dr. Iure Borges de Moura Aquino, Prof. Msc Adriano Peixoto Leandro. Monitores: Hiago Farias Lima e Thiago Lázaro Lopes Reis.

Ciclo de Palestras sobre Mineração, Geologia e Meio Ambiente: Profissionais experientes compartilharão valiosos insights sobre as aplicações das ciências básicas na mineração sustentável e a importância da mineração em nossas vidas cotidianas. Responsáveis: Profª. Drª. Elissandra Nascimento de Moura Lima, Profª. Msc. Barthira Almeida Nunes. Monitores: Arthemis Silva de Oliveira e Andressa Rílare Gomes Diniz.

Mostra de Minerais do Centro Gemológico do Nordeste: Uma exposição enriquecedora de minerais raros, proporcionando uma visão única da riqueza geológica da região. Responsáveis: Prof. Dr. Carlos Mario Echeverri Misas. Monitores: Msc. Josenildo Isidro dos Santos Filho e Thiago Lázaro Lopes Reis.

Oficina de Mineralogia e Petrografia Básica: Uma oportunidade prática para os participantes aprenderem sobre os principais minerais da Paraíba. Responsáveis: Prof. Dr. Guilherme dos Santos Teles. Monitores: Marckson Josteny Araújo Costa, Iasmin Ariane Silva e Ludmila Alves Fernandes.

(Ascom UFCG)

imagem do whatsapp de 2023 11 29 as 17.17.06 4ca4b5c7 imagem do whatsapp de 2023 11 29 as 17.17.06 92d77ce1