UFCG participa de pesquisa nacional sobre políticas culturais nas Instituições Públicas de Ensino Superior
FORPROEX e FORCULT lançam relatório inédito sobre a institucionalidade da cultura nas universidades públicas
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROPEX), participou da elaboração do Relatório da Pesquisa Forproex e Forcult (2023-2025), documento lançado recentemente como importante contribuição para o campo das políticas e da gestão cultural nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).
A publicação é fruto da parceria entre o Grupo de Trabalho (GT) Relações da Extensão com a Cultura, do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), e o GT Políticas Culturais, do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior (Forcult).
Resultados identificados
A pesquisa, realizada ao longo de dois anos, buscou traçar um primeiro retrato global da área cultural nas IPES, contemplando desde campos consolidados, como as artes e o patrimônio, até áreas emergentes, oriundas de uma compreensão ampliada da cultura em suas dimensões sociológicas e antropológicas.
O relatório evidencia a longevidade, diversidade e alcance da atuação cultural nas universidades brasileiras, destacando espaços culturais, grupos artísticos, museus, coleções, acervos, programas e projetos que compõem a interface entre cultura, ensino, pesquisa e extensão.
Com sua participação, a UFCG reafirma o compromisso da universidade com a promoção da cultura como dimensão estratégica no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, marcando presença no cenário nacional de políticas culturais.
O relatório completo está disponível no site do FORPROEX: https://www.ufmg.br/proex/renex/index.php/237-lancamento-do-relatorio-da-pesquisa-forproex-e-forcult-2023-2025
Redes Sociais