Equipe da UFCG aprova proposta na Operação “Pé Vermelho” do Projeto Rondon
Proposta aprovada é a única do Nordeste.
A Universidade Federal de Campina Grande - UFCG teve sua proposta aprovada para participação na Operação “Pé Vermelho”, promovida pelo Projeto Rondon, que ocorrerá no período de 19 de janeiro a 07 de fevereiro de 2026, no estado do Paraná e contemplará 12 (doze) municípios que compõem a região norte do estado, a saber: Bom Sucesso, Corumbataí do Sul, Tamarana, Jardim Alegre, Lidianópolis, Iretama, Godoy Moreira, Rosário do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Mauá da Serra, Faxinal e Barbosa Ferraz, tendo como Centro Regional (CR) a cidade de Apucarana.
A equipe da UFCG atuará no município Godoy Moreira (distante 116.6km da cidade de Apucarana e 418,6km da capital, Curitiba), juntamente com a equipe da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG-PR. O projeto da UFCG foi classificado em sexto lugar dentre 33 instituições de várias regiões do Brasil, sendo a única do Nordeste.
Nessa Operação, a UFCG será representada pelos professores: Dra. Nadege da Silva Dantas (Coordenadora), Dr. Bruno Medeiros Roldão de Araújo (Coordenador adjunto) e Dr. Francisco de Sales Clementino (Prof. Colaborador), além de oito estudantes de cursos diversos, da UFCG, para desenvolver o plano de trabalho, com ações nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.
O Projeto Rondon é uma ação coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com munícipios e Instituições de Ensino Superior e impulsiona a participação voluntária de professores e estudantes universitários, com objetivo de sugerir alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável e o bem-estar nas comunidades em vulnerabilidade social, além de estimular o envolvimento dos estudantes e fortalecer o senso de responsabilidade social.
Para a Profa. Nadege, esta ação, “além de conscientizar os universitários sobre a importância do seu papel de protagonista na busca por uma sociedade mais justa, aprimora sua formação acadêmica, possibilitando, ao mesmo tempo, conhecerem de perto a realidade brasileira e sentirem os anseios da população a ser beneficiada com o projeto”.
Antes da atuação no município Godoy Moreira, a Profa. Nadege realizará a Viagem Precursora, que será realizada no período de 17 a 25 de outubro de 2025, para reconhecimento do município, além de proceder ajustes e adequações no plano de trabalho à realidade e às necessidades da região, caso haja necessidade.
Redes Sociais