Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Equipe da UFCG aprova proposta na Operação “Pé Vermelho” do Projeto Rondon
Início do conteúdo da página
Projeto RONDON

Equipe da UFCG aprova proposta na Operação “Pé Vermelho” do Projeto Rondon

Proposta aprovada é a única do Nordeste.

  • Publicado: Sexta, 12 de Setembro de 2025, 15h02
  • Última atualização em Sexta, 12 de Setembro de 2025, 15h10
  • Acessos: 48

A Universidade Federal de Campina Grande - UFCG teve sua proposta aprovada para participação na Operação “Pé Vermelho”, promovida pelo Projeto Rondon, que ocorrerá no período de 19 de janeiro a 07 de fevereiro de 2026, no estado do Paraná e contemplará 12 (doze) municípios que compõem a região norte do estado, a saber: Bom Sucesso, Corumbataí do Sul, Tamarana, Jardim Alegre, Lidianópolis, Iretama, Godoy Moreira, Rosário do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Mauá da Serra, Faxinal e Barbosa Ferraz, tendo como Centro Regional (CR) a cidade de Apucarana.

A equipe da UFCG atuará no município Godoy Moreira (distante 116.6km da cidade de Apucarana e 418,6km da capital, Curitiba), juntamente com a equipe da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG-PR. O projeto da UFCG foi classificado em sexto lugar dentre 33 instituições de várias regiões do Brasil, sendo a única do Nordeste.

Nessa Operação, a UFCG será representada pelos professores: Dra. Nadege da Silva Dantas (Coordenadora), Dr. Bruno Medeiros Roldão de Araújo (Coordenador adjunto) e Dr. Francisco de Sales Clementino (Prof. Colaborador), além de oito estudantes de cursos diversos, da UFCG, para desenvolver o plano de trabalho, com ações nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.

O Projeto Rondon é uma ação coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com munícipios e Instituições de Ensino Superior e impulsiona a participação voluntária de professores e estudantes universitários, com objetivo de sugerir alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável e o bem-estar nas comunidades em vulnerabilidade social, além de estimular o envolvimento dos estudantes e fortalecer o senso de responsabilidade social.

Para a Profa. Nadege, esta ação, “além de conscientizar os universitários sobre a importância do seu papel de protagonista na busca por uma sociedade mais justa, aprimora sua formação acadêmica, possibilitando, ao mesmo tempo, conhecerem de perto a realidade brasileira e sentirem os anseios da população a ser beneficiada com o projeto”.

Antes da atuação no município Godoy Moreira, a Profa. Nadege realizará a Viagem Precursora, que será realizada no período de 17 a 25 de outubro de 2025, para reconhecimento do município, além de proceder ajustes e adequações no plano de trabalho à realidade e às necessidades da região, caso haja necessidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página