Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Diálogos Extensionistas: PROPEX lança atividade com Documentário e Mesa-Redonda sobre Saúde Mental
Início do conteúdo da página

Diálogos Extensionistas: PROPEX lança atividade com Documentário e Mesa-Redonda sobre Saúde Mental

  • Publicado: Sexta, 07 de Março de 2025, 18h28
  • Última atualização em Sexta, 07 de Março de 2025, 18h29
  • Acessos: 201

A PROPEX convida à comunidade acadêmica para o lançamento da atividade Diálogos Extensionistas, que em sua primeira edição contará com a exibição do documentário "Caminho da Liberdade: A História da Rede de Saúde Mental de Campina Grande". Após a sessão, haverá uma mesa-redonda com a participação de:

Fernanda Leal – Pró-reitora de Extensão da UFCG

Vitória Maria Barbosa – Primeira coordenadora de Saúde Mental de Campina Grande

Lívia Sales – Atual coordenadora de Saúde Mental de Campina Grande

Luciene Paz – Professora do CCBS/UFCG.

Este será um momento de diálogo entre a universidade e a sociedade sobre um tema essencial para nossa comunidade. Sua presença é muito bem-vinda!

  • ? Data: 12 de março de 2025
  • ⏰ Horário: 9h
  • ? Local: Centro de Extensão José Farias da Nóbrega

Esperamos por você!

CARTAZ DIALOGO EXTENSIONISTAS 2

Título: Caminho da Liberdade: a história da Rede de Saúde Mental de Campina Grande 

Descrição: Esse documentário conta a história emocionante dos 20 anos da Reforma Psiquiátrica em Campina Grande, uma cidade pioneira na mudança de modelo de assistência em saúde mental no cenário brasileiro. Um filme que narra a transformação vivida na cidade com o fechamento do ICANERF, o maior hospital psiquiátrico da cidade, a transformação do espaço no Parque da Liberdade e a abertura de serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A história revela como aconteceu essa jornada de mudança para um modelo de cuidado humanizado e acolhedor. Os pacientes que antes viviam em condições de isolamento, passaram a morar nas Residências Terapêuticas, a ser tratados nos CAPS, recebendo cuidados que respeitam sua individualidade e promovem sua autonomia e reinserção social.

Campina Grande se destaca também por ser a primeira cidade a integrar leitos de psiquiatria em um hospital geral, no Hospital Municipal Dr. Edgley. A cidade avançou na Saúde Mental com a abertura de vários serviços, como os CAPS, as Residências Terapêuticas, o Centro de Convivência e nos últimos 4 anos com a implantação do Ambulatório de Saúde Mental, a ampliação do atendimento psicológico e psiquiátrico nas Policlínicas e Centros de Saúde, com a reforma e ampliação dos serviços e com a abertura da primeira Clínica Escola do Autismo do Norte Nordeste – a Afeto.

Essas e outras iniciativas fazem de Campina Grande um cenário que propicia trocas de saberes e acolhimento diante das demandas de sofrimento psíquico, ainda mais elevadas no pós-pandemia e trazem a liderança no ranking nacional de cidade com maior cobertura CAPS por habitante, refletindo seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida e saúde integral dos seus cidadãos.

É com muita alegria que convidamos para conhecer essa história.

Com vocês: “Caminho da Liberdade”. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página