CFP realizará I Seminário da Assessoria de Extensão do Centro.
A Assessoria de Extensão do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) anunciam o I Seminário Internacional com o tema "Por uma Universidade Feminista e Antirracista: Uma aposta epistemológica".
O evento, que ocorrerá na próxima quinta-feira, 13 de novembro de 2025, às 19h, propõe um debate denso e fundamental sobre a reconfiguração das práticas de extensão universitária a partir de bases metodológicas que coloquem o feminismo e o antirracismo como pilares centrais da produção de conhecimento.
Para conduzir esta "aposta epistemológica", o seminário terá como conferencista internacional a Professora Doutora Paula Andrea Lenguita. A Dra. Lenguita é Pesquisadora Independente do prestigioso Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) da Argentina, com atuação no Centro de Estudos e Investigações Laborais (CEIL). Doutora em Ciências Sociais (UBA) e com pós-doutorado anterior na UFRJ, sua pesquisa foca na sociologia do trabalho, ação sindical e estudos de gênero.
Atualmente, realiza seu segundo estágio pós-doutoral no Brasil como membro do INCT Caleidoscópio. Sua pesquisa, vinculada ao projeto de extensão "Oralituras como registro de elaboração de Tecnologias Sociais para Mulheres Quilombolas da Ciência", investiga como saberes historicamente subalternizados podem gerar tecnologia social, dialogando diretamente com a proposta do seminário.
O debate será enriquecido com a participação da Profa. Dra. Mariana Moreira Neto, Professora Associada da Universidade Federal de Campina Grande, lotada no próprio CFP. Doutora em Sociologia pela UFPB, a Profa. Mariana traz uma perspectiva local fundamental, com sua vasta experiência em Sociologia do Conhecimento, relações de gênero e dinâmicas do semiárido, garantindo a conexão entre o panorama internacional e os desafios regionais.
O seminário marca o início dos debates da Assessoria de Extensão do CFP e destina-se a docentes, discentes, técnicos-administrativos e à comunidade externa interessada no papel social da universidade.

Redes Sociais