Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ações e Programas > RONDON > Release: Projeto Rondon/UFCG 2014
Início do conteúdo da página

Release: Projeto Rondon/UFCG 2014

Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2014, 00h00 | Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 04h31 | Acessos: 2036

 

Axixá do Tocantins, 01/02/2014

Texto de Gilmara da Mata

 

A equipe da UFCG que está participando da equipe do Projeto Rondon na cidade de Axixá do Tocantins continua desenvolvendo, com muita intensidade as ações no município, e, neste sábado (01) passou o dia na zona rural realizando atividades para os diversos públicos.

 

 

Foto: Gilmara da Mata

Pela manhã, foi realizada uma palestra, na área de Saúde, sobre Câncer. À tarde, a comunidade pode participar da oficina, na área de Nutrição, sobre Higiene e reaproveitamento de Alimentos Regionais, com a confecção de um bolo feito com casca de banana, além de outros alimentos. E durante todo o dia, aconteceram várias atividades Recreativas com as crianças, a exemplo da “Oficina de Construção de Instrumentos com Matérias Recicláveis”, com as crianças. Essa atividade foi oferecida pelo estudante de Música, Halley Chaves.

Além das oficinas, os alunos da área de saúde realizaram atendimento à população, visitando as casas de alguns enfermos, como a do jovem Fábio, 17 anos, que recebeu cuidados e orientações acerca de um enorme ferimento no pé, apresentando um estado de infecção bastante avançado.

A comunidade participou, com muito entusiasmo das atividades no Sítio Pequizeiro, demostrando muito afeto, deixando a equipe bastante satisfeita. O carinho recebido fez a equipe esquecer-se do cansaço e se entusiasmar ainda mais para as próximas atividades na cidade de Axixá, que continuam na próxima segunda-feira e se encerrarão dia 08/02.

 

Axixá do Tocantins, 26/01/2014

Texto de Gilmara da Mata

 

No último domingo (26) estudantes e professores da UFCG, que compõem a equipe do Projeto Rondon, coordenados pela Prof. Nadege Dantas chegaram à cidade de Axixá do Tocantins.

Foto: Gilmara da Mata

Nos dois dias seguintes, a equipe se reuniu com lideranças e gestores locais para apresentação e adaptação do cronograma, no sentido de atender as demandas do município, além de realizar a divulgação das atividades, pela cidade, com panfletagem, conversa com a população e participação na rádio comunitária.

 


Na manhã da quarta-feira, aconteceu, de forma calorosa, a abertura oficial do projeto na cidade, evento promovido pela Prefeitura. Na ocasião, os coordenadores foram convidados a relatar, atividades preparadas para a população axixaense.


À tarde, a equipe iniciou os trabalhos com uma Roda de Conversa com os Idosos, Oficina de Higienização de Alimentos para as merendeiras, palestra sobre Relacionamento Interpessoal com os Agentes de Serviços Gerais, vigilantes e merendeiras.


Para a rondonista Lanísia Bianca, aluna de Enfermagem do Campus de Cuité, “a experiência da Roda de Conversa com os Idosos sobre hipertensão e diabetes foi surpreendente, além de me deparar com o acolhimento e animação dos participantes”.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página