Página inicial > Ações e Programas > Projeto promove ações para conservação e recuperação no Cariri Paraibano.

Projeto promove ações para conservação e recuperação no Cariri Paraibano.

Escrito por Diego Charles da S. Basilio | Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2022, 14h16 | Última atualização em Segunda, 18 de Julho de 2022, 20h04 | Acessos: 598

O projeto tem como objetivos a capacitação de alunos e despertar o interesse da população para a importância do equilíbrio ecossistêmico.

O grupo de pesquisa Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido - CERDES, liderado pela professora doutora Alecksandra Vieira de Lacerda do Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDSA/UFCG, atua com foco na difusão do conhecimento considerando a escala ambiental, especificamente no eixo da conservação ecossistêmica e recuperação de áreas degradadas e atualmente está como centro de atuação do CDSA no Cariri Paraibano.

Para ajudar nesse processo de difusão, o projeto conta com um viveiro educativo que realiza a produção e distribuição de mudas de espécies nativas de Caatinga.

img 8454

Foto: Doação de mudas para reflorestamento no município de Santa Cruz do Capibaribe-PE - Assimp/CDSA

Projeto de Extensão

Com apoio do Programa de Bolsas de Extensão - Chamada PROPEX 003/2022 PROBEX/UFCG, a professora Alecksandra Vieira de Lacerda está desenvolvendo o projeto A  Educação  Ambiental  e  a  Reversão  de  Impactos  Negativos: Instrumentos para Ofertar Equilíbrio Ecossistêmico, o projeto de extensão busca realizar exercícios educativos voltados para o campo da reversão  dos  impactos  negativos, associando como  estratégia a formação  de alunos  no  processo  de  reconhecimento  dos  valores  dos  recursos  naturais  e  dos serviços  ambientais  no  contexto  do  Cariri  Paraibano, promovendo difusão   do   conhecimento   sobre a   degradação   dos ecossistemas  e  a  importância da  reversão das  perdas dos  recursos  naturais presentes  nestes  espaços.

O projeto tem como objetivos a capacitação  de alunos  da rede municipal de ensino do município de Sumé na  identificação dos impactos negativos presentes nos espaços do Cariri paraibano e despertar o  interesse da população para a importância do equilíbrio ecossistêmico com a produção e difusão de materiais informativos sobre questões ambientais que envolvem a conservação e recuperação de áreas degradadas.

Ações realizadas

Algumas das ações incluem a produção de publicação com o tema ciência com poesia e musicalização. Confira o que está sendo produzido:

Canal Youtube

Researchgate