Página inicial > Ações e Programas > PEASA - Programa de Estudos e Ações para o Semiárido > VI Expedição do Semiárido > Com mais de 2 mil quilômetros percorridos, VI Expedição do Semiárido faz sua última parada no INSA/MCTI

Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2022, 21h07 | Última atualização em Quarta, 20 de Julho de 2022, 21h14 | Acessos: 535
Imagem: Camila Gurjão
imagem sem descrição.

Com mais de 2 mil quilômetros percorridos e 12 municípios visitados, chegou ao fim a sexta edição da Expedição do Semiárido. No último final de semana, o grupo realizou visitas às cidades de Bonito (PE), Cabaceiras e Campina Grande na Paraíba.

Em Bonito, os expedicionários exploraram as belezas da Cachoeira véu de noiva I, que é um dos pontos turísticos mais famosos do município. O local é bastante frequentado por quem busca esportes radicais, a exemplo do rapel.

Já no domingo, último dia da viagem, a turma realizou uma trilha ecológica no município de Cabaceiras (PB), até uma área conhecida como Saca de lã, paredão com blocos rochosos que parecem fardos de algodão empilhados.

À tarde, o grupo seguiu para Campina Grande (PB), com destino a Estação Experimental Ignácio Salcedo, do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI). Na oportunidade, eles conheceram de perto o trabalho desenvolvido pelo instituto com raças nativas da região semiárida e cactáceas endêmicas e não endêmicas do Semiárido.

IV Expedição do Semiárido

A sexta edição do Prêmio Expedição do Semiárido é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (PEASA), Museu Interativo do Semiárido (MISA) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFCG, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Instituto Lynaldo Cavalcanti.

A Expedição tem como objetivo estimular a experiência de contato e troca de conhecimentos sobre aspectos ambientais, sociais, antropológicos, históricos, econômicos e culturais em diferentes municípios da região do Semiárido.

Pontos visitados

A Expedição do Semiárido visitou ao todo 12 municípios nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, onde puderam ser explorados aspectos como vegetação, clima e relevo.

O roteiro seguiu pelas cidades de Araruna (PB), Mossoró (RN), Sousa (PB), Aparecida (PB), Pombal (PB), Maturéia (PB), Triunfo (PE), Itacuruba (PE), Buíque (PE), Bonito (PE), Cabaceiras (PB) e Campina Grande (PB).