5º dia da Expedição do Semiárido tem programação no Observatório do Sertão de Itaparica e no município de Triunfo (PE)

Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2022, 21h03 | Última atualização em Quarta, 20 de Julho de 2022, 21h14 | Acessos: 428
Imagem: Camila Gurjão
imagem sem descrição.

A VI Expedição do Semiárido fez mais uma parada no seu roteiro. Desta vez os expedicionários conheceram o Observatório do Sertão de Itaparica - OASI, que fica localizado no município de Itacuruba (PE).

O OASI faz parte do projeto IMPACTON e tem como objetivo a instalação e operação de um observatório astronômico dedicado à pesquisa de pequenos corpos do Sistema Solar. Durante a visita, o grupo pôde explorar o telescópio robótico, que permite a colaboração com outras instituições e projetos do Observatório Nacional (ON).

Ainda durante a quinta-feira, dia 14, a caravana passou pela cidade de Triunfo (PE), onde conheceu o museu do cangaço e o Engenho São Pedro, que é produtor da cachaça artesanal Triumpho e outros derivados da cana de açúcar.

IV Expedição do Semiárido

A sexta edição do Prêmio Expedição do Semiárido é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (PEASA), Museu Interativo do Semiárido (MISA) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFCG, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Instituto Lynaldo Cavalcanti.

A Expedição tem como objetivo estimular a experiência de contato e troca de conhecimentos sobre aspectos ambientais, sociais, antropológicos, históricos, econômicos e culturais em diferentes municípios da região do Semiárido.

Próximo destino

A programação agora segue com a visita ao município de Buíque (PE), onde irá ser realizada uma trilha pelo Parque Nacional do Catimbau.

Texto por Renally Amorim - INSA/MCTI