Página inicial > Ações e Programas > PEASA - Programa de Estudos e Ações para o Semiárido > Coordenador do PEASA da UFCG é homenageado na Arena Empreendedora promovida pelo SEBRAE-PB

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 20h40 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 18h04 | Acessos: 823

Vicente de Paulo é coordenador e um dos fundadores do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (PEASA) e do Museu do Semiárido (MISA), da UFCG.

O servidor e coordenador do PEASA da UFCG, o engenheiro Vicente de Paulo Albuquerque Araujo, foi homenageado pelo SEBRAE-PB pelos 10 anos de parceria com o Programa Nacional de Educação Empreendedora, através dos seguintes projetos:

1. Ciclo de Educação Empreendedora e Inovação da UFCG com a implantação da Disciplina de Empreendedorismo na Graduação em 12 Cursos nos 07 Campi da UFCG e do MBA em Gestão Empreendedora e Inovação - Sebrae, UFCG/PEASA, CH/UAAC e PaqTcPB;
  2. Desafio Lourdinas de Empreendedorismo e Inovação - Lourdinas CG e Sebrae
  3. Programa de Educação Empreendedora Rural e Práticas Agrícolas Sustentáveis para o Município de Gurjão - Sebrae, UFCG/PROPEX/PEASA, PaqTcPB e Prefeitura Municipal de Gurjão.

sebrae pb arena empreendedora peasa ufcg 10 anos 2

Para Vicente, a homenagem é o reconhecimento do Sebrae pela contribuição dada pela UFCG, através da sua participação, desde quando foi criada a Comissão do Sebrae Nacional, ainda em 2012, quando se iniciou a discussão sobre a criação do Programa Nacional de Educação Empreendedora e o Programa Universidades e Empreendedorismo. "É com muita alegria e honra que recebo essa homenagem e divido com toda(o)s a(o)s colegas que contribuíram, direta ou indiretamente, para o êxito desses Projetos, realizados em parceria com o Sebrae, PaqTcPB e outras instituições", completou.

Perfil Profissional

Vicente de Paulo Albuquerque Araujo: Coordenador Geral do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande – PEASA/UFCG, atuando nas seguintes linhas de pesquisa e ou extensão tecnológica: cultura e arte popular do Semiárido, educação e capacitação rural; segurança alimentar; processamento agroindustrial; informação tecnológica; armazenamento de produtos agropecuários; produção e manejo de culturas; produção, manejo e saúde animal; construções rurais; design de produtos regionais; irrigação e drenagem; saneamento rural; proteção e educação ambiental; meteorologia e sensoriamento remoto; biotecnologia e energia alternativa; transporte e distribuição de produtos agropecuários; agribusiness.

Foi Diretor Técnico (1996-1997) e Adjunto da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (2007-2016) onde atuou na Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo Inovador, Cooperação Tecnológica, Tecnologias Industriais Básicas, Sistemas de Informação para/ Gestão de Arranjos Produtivos Locais, Tecnologias da Informação, Núcleo,de Tecnologia Educacional, Incubação de Empresas de Tecnologia, Incubação de Empresas Tradicionais e do Agronegócio Familiar.

Em 2021, o PEASA foi regulamentado como programa permanente vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão - PROPEX.