Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Campina Grande assina termo de colaboração técnica com UFCG
A assinatura tem como objetivo o desenvolvimento do Projeto de Extensão “Transformando Vidas”, com foco na promoção de espaços de produção de diálogo, reflexão e problematização da violência de gênero. A ação será realizada com as mulheres do Complexo Habitacional Aluízio Campos.
A cerimônia de formalização foi realizada pela coordenadora Municipal da Mulher, Talita Lucena e a professora Dra. Betania Amorim, da UFCG, juntamente com a equipe técnica da Coordenadoria da Mulher e integrantes do Programa NEXUS – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Saúde e Sexualidade.
De acordo com a coordenadora da Mulher, Talita Lucena, essa parceria vem para somar no trabalho voltado às mulheres, em situação de vulnerabilidade social, que são assistidas pela Coordenadoria da Mulher.
“A parceria com a UFCG é de extrema importância. Impactaremos demais a vida das mulheres em situação de vulnerabilidade social do bairro do Aluízio Campos. Grupos terapêuticos e a assistência ampla e especializada em psicologia trará ainda mais transformação na vida dessas mulheres, que ganharam um apoio e reforço a mais no desenvolvimento das atividades multidisciplinares” afirmou Talita.
Codecom/PMCG
Sobre o projeto de extensão "Transformando vidas: diálogos sobre os impactos visíveis e invisíveis da violência de gênero"
A violência de gênero é uma questão pertinente e atual que pressupõe a necessidade de inclusão nos mais diversos espaços sociais com vistas a criação de espaços de construção de conhecimento e de desenvolvimento do espírito crítico. Todavia, ainda é muito discreta a referida inclusão em função das crenças, dos valores e dos estereótipos que culturalmente foram construídos e naturalizados em torno da sexualidade e do gênero. Considerando a complexidade que entremeia a abordagem da sexualidade e da violência de gênero, buscamos desenvolver estratégias que possibilitem vincular a informação à reflexão, permitindo as mulheres participantes da ação a exposição de suas ideias, sentimentos e experiências, a fim de que possam exercer uma visão crítica e uma práxis transformadora, com possibilidades de mudança de atitude, concepção, valores, crenças e estereótipos naquilo que se refere a sexualidade e a violência de gênero a partir do diálogo, da reflexão e da problematização. O público-alvo compreende, aproximadamente, 50 mulheres residentes no bairro Aluísio Campos, Campina Grande – PB cadastradas na Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Buscamos promover espaços de produção de diálogo, reflexão e problematização em torno da sexualidade e da violência de gênero. Desse modo, esperamos repercutir na formação identitária das mulheres envolvidas, de tal forma que estas possam reconhecer, respeitar, acolher, dialogar e conviver com a diversidade de aspectos que envolvem a sexualidade e as questões de gênero. Para tanto, utilizaremos as metodologias participativas que vem a ser um conjunto de ferramentas e técnicas usados para atingir o mesmo objetivo, baseado no princípio fundamental da participação. Por esta via, buscaremos propiciar o trabalho criativo, favorecer o processo dialógico e fomentar a criticidade no que se refere as questões que envolvem a sexualidade e a violência de gênero. - Texto extraído do projeto.
O Projeto de Extensão "Transformando vidas: diálogos sobre os impactos visíveis e invisíveis da violência de gênero" coordenado pela profa. Betania Maria Oliveira de Amorim (UAEP/CCT), faz parte das ações vinculadas a Chamada de Fluxo Contínuo - Edital PROPEX 007/2022 da Pró-Reitoria de Extensão para acompanhamento e certificação das atividades de extensão desenvolvidas na UFCG.
Redes Sociais