Página inicial > Ações e Programas > Extensionistas da UFCG realizam apresentação musical na recepção dos feras 2022.1

Publicado: Quarta, 28 de Setembro de 2022, 17h57 | Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2022, 18h42 | Acessos: 363

Apresentação ocorreu no último dia 26/09, no Campus de Campina Grande.

Para receber os novos ingressantes do período 2022.1 no campus sede, a Pró-Reitoria de Extensão convidou o Grupo Caroá de Metais para uma bela apresentação musical com trombones. Formado por alunos extensionistas do curso de Produção Musical da UFCG, o grupo sob a coordenação do professor e maestro Ms. Jean Marcio Souza, conta com cerca de 30 alunos que ministram aulas à comunidade.

Grupo Caroá de Metais — Foto: Priscilla Martins de Sousa

Participaram da apresentação os músicos Aldemar Filho, Isaac Tomás e Laudemir Ramos, tocando o Trombone e a Tuba. A cada canção, o maestro Jean M. contava um pouco sobre a história da composição da música e os significados que esta transmite.

O Grupo Caroá recebe esse nome inspirado numa planta terrestre da família das bromeliáceas, nativa do Nordeste do Brasil e que está em risco de extinção. Esta planta é conhecida por ser resistente ao clima semiárido e duradoura, características que todo músico precisa manter para garantir excelência nas suas performances, como disse o maestro Jean M.

Foto: Grupo Caroá de Metais — Priscila Martins de Sousa

O projeto Curso de Extensão em Trombone tem como objetivo criar um espaço de exercício e troca de saberes entre estudantes da comunidade externa e alunos do curso de Música da UFCG, no qual são oferecidas atividades de iniciação e prática ao trombone. A metodologia do curso inclui a realização de aulas semanais e a apresentação através de audições junto a setores da comunidade intra e extra UFCG. Espera-se como resultados da realização do projeto o desenvolvimento das capacidades dos estudantes da comunidade externa nele envolvidos, a democratização do acesso ao conhecimento produzido no curso de Música e a formação de plateias para a música instrumental. O projeto está sendo desenvolvido com apoio do Programa de Bolsas de Extensão - Edital PROPEX 03/2022 PROBEX/UFCG.

Colaboração: Priscila Martins de Sousa