Página inicial > Notícias > Projeto de Extensão realiza consulta de enfermagem no HUAC

Projeto de Extensão realiza consulta de enfermagem no HUAC

O atendimento é espontâneo e praticado às sextas-feiras a partir das 13h.

• Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2023, 17h32
  • Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2023, 17h36
imagem sem descrição.

Campina Grande (PB) – Desde o mês de agosto de 2023, o projeto de extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) “Consulta de Enfermagem no Ambulatório de Cardiologia: motivação e incentivo para adesão aos comportamentos saudáveis” efetua atendimentos na área no Hospital Universitário Alcides Carneiro, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para pacientes e/ou colaboradores que estejam acometidos por alguma patologia cardíaca.

Segundo a coordenadora e professora do curso de Enfermagem da UFCG, Taciana da Costa Farias Almeida, que também é orientadora do projeto, durante os atendimentos aos pacientes são verificados os níveis de pressão arterial e ressaltada a importância de comportamentos saudáveis como: diminuição da ingestão de sódio, alimentação saudável, prática de atividades físicas, entre outros que objetivam a melhoria da qualidade de vida.

Composto por cinco alunos do curso de Enfermagem da UFCG (sendo um bolsista e os demais voluntários), além da orientadora, o projeto visa implementar a consulta de enfermagem no ambulatório de cardiologia do HUAC, proporcionando melhoria das estratégias de adesão aos comportamentos benéficos, a partir do processo de enfermagem e de práticas de educação em saúde. O atendimento é espontâneo e praticado às sextas-feiras a partir das 13h.

A extensão universitária assume grande importância e destaque por propiciar fortalecimento do elo entre universidade e comunidade com o objetivo de promover troca de saberes e transformação positiva na sociedade, ressaltou a Chefe da Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão do HUAC/UFCG-Ebserh, Sabrina  Barbosa Ferraz.

O HUAC-UFCG/Ebserh é certificado como hospital de ensino já que oferece campo de prática para ensino, pesquisa e extensão, assegurando às instituições oportunidades para formação profissional e assistência à saúde da comunidade.

Sobre a Ebserh

O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Elthon Ribeiro com revisão de Felipe Monteiro